InCor mantém com eficácia programa de transplantes durante a pandemia
Roberto Kalil
25/05/2020 04h00
O Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) está entre os 10 hospitais que mais realizam transplantes de coração – inclusive em crianças – e de pulmão no mundo.
Devido ao atual cenário de rápida transmissão e contaminação pelo novo coronavírus, medidas efetivas foram tomadas na instituição para que não houvesse uma possível pausa nas cirurgias de transplantes de urgência. Entre as principais: testagem com resultados rápidos contra a covid-19 em possíveis doadores, e a prioridade de cirurgias de transplante em pacientes mais graves e de risco.
Para explicar como funciona e dar detalhes da atual situação do programa, conversei com o cardiologista e professor titular de cirurgia cardíaca do InCor, Fabio Jatene.
Convido a todos para assistir ao vídeo acima.
Sobre o Autor
Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.
Sobre o Blog
Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.