Topo

Coronavírus deixa coração em perigo e eleva de risco de infarto e trombose

Roberto Kalil

13/04/2020 04h00

Há poucas semanas falei sobre como vírus em geral podem afetar coração e, hoje, falo especificamente sobre coronavírus.

Como se sabe, trata-se de um vírus agressivo, que pode comprometer os pulmões, mas também o coração.

Estudos chineses apontaram que, pelo menos, 7% das vítimas da covid-19, doença relacionada ao novo coronavírus, tiveram complicações cardíacas em decorrência da enfermidade. 

Entre os principais riscos estão o de aumento de chances de infarto, enfraquecimento do músculo cardíaco e trombose. Por isso, pessoas com doenças cardíacas previas ou fatores de risco, como as chamadas doenças cardiovasculares, entre elas, hipertensão, devem redobrar os cuidados.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coronavírus deixa coração em perigo e eleva de risco de infarto e trombose - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.