Mais Médicos: um programa fundamental para o país
Roberto Kalil
06/01/2020 04h00
Falar do Programa Mais Médicos, cujo objetivo é levar assistência médica a zonas carentes do país sem atendimento primário, pode parecer batido. E digo mais: no começo do projeto, até fui um dos críticos. Hoje, obviamente, vemos que é um programa que funcionou e foi fundamental.
Se pensarmos que há diversas faculdades de medicina espalhadas pelo país, que formam centenas de médicos anualmente e, ainda assim, não temos profissionais em diversas regiões do Brasil, é desesperador.
Por outro lado, deslocar o médico para uma cidade distante, onde não há recurso e nem apoio tecnológico mínimo também é um problema. Traz insegurança pra esse médico.
Por isso, é preciso criar programas de estímulo e dar melhores condições para que estes profissionais cheguem a estas áreas distantes.
Conversei sobre isso com o médico Gonzalo Vecina, ex-secretário municipal de Saúde, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um dos maiores conhecedores sobre saúde pública do Brasil.
Convido a todos para assistir ao vídeo acima.
Sobre o Autor
Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.
Sobre o Blog
Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.