Topo

SUS deu certo, mas precisa mudar pois a medicina evoluiu

Universa

18/11/2019 04h00

Nesta semana, converso com  médico e fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ex-secretário municipal de saúde e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), o Dr. Gonzalo Vecina para falar sobre o SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nossa opinião, o projeto deu certo. "Nenhum outro país com mais de 200 milhões de habitantes tem um sistema universal como nós temos", acredita Vecina.

No entanto, o SUS  foi criado em 1989, com base no modelo inglês, e quando nasceu a medicina era outra. Não havia tanta tecnologia e estudos avançados para os mais diversos problemas de saúde.

No vídeo acima, Vecina nos ajuda a entender possíveis soluções para que o SUS seja mais moderno e eficiente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SUS deu certo, mas precisa mudar pois a medicina evoluiu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.