Topo

Ao que parece, cigarro eletrônico mata mais rapidamente que o comum

Roberto Kalil

30/09/2019 04h02


Hoje vou falar de um tema urgente, preocupante e que, infelizmente, seduz novos usuários a cada dia: cigarro eletrônico –também conhecido como vap ou vaporizador.

Febre, principalmente, entre jovens, os dispositivos podem ser ainda mais prejudiciais à saúde do que as já conhecidas drogas lícitas, os cigarros comuns.

Poucos sabem, mas não há conhecimento científico sobre todas as substâncias presentes em cigarros eletrônicos.

Estudos recentes comprovam que usuários de tais dispositivos têm até três vezes mais chances de ser vítimas de infarto. Fora isso, diversas doenças pulmonares ainda desconhecidas têm sido associadas aos fumantes de cigarros eletrônicos. Nos Estados Unidos, oito mortes já foram relacionadas ao uso.

Para explicar e trazer mais informações sobre o tema, convidei os médicos Jaqueline Scholz, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da USP) e Carlos Carvalho, pneumologista renomado da mesma instituição. Os dados são alarmantes.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ao que parece, cigarro eletrônico mata mais rapidamente que o comum - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.