Blog do Roberto Kalil http://drkalil.blogosfera.uol.com.br Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar. Mon, 27 Jan 2020 12:24:28 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Janeiro Branco e a importância de estar atento à saúde mental http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/27/janeiro-branco-e-a-importancia-de-estar-atento-a-saude-mental/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/27/janeiro-branco-e-a-importancia-de-estar-atento-a-saude-mental/#respond Mon, 27 Jan 2020 07:00:00 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=386

Certamente você já ouviu falar nas campanhas “Outubro Rosa”, sobre a conscientização contra o câncer de mama, ou “Setembro Vermelho”, sobre a importância de estar atento e prevenir as chamadas doenças cardiovasculares.

Associar uma cor a um mês do ano se tornou uma ferramenta importante para chamar a atenção sobre diversas questões de saúde. Por isso, hoje venho falar sobre Janeiro Branco e a importância de cuidar da saúde mental.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Somente no Brasil são, pelo menos, 11 milhões de pessoas que sofrem com a doença. Isso sem falar dos transtornos de ansiedade. Ainda de acordo com a organização somos o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo: 18,6 milhões. 

A doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Psicologia da Saúde pelo Hospital das Clínicas (HCFMUSP), Maria Alice Fontes explica que dificilmente buscamos ajuda de psicólogos ou psiquiatras. As condições de saúde mental acabam sendo negligenciadas.

No vídeo acima, converso com a psicóloga sobre o tema e estas questões. Convido a todos para assistir. 

]]>
0
Verão: acidentes por mergulho são a segunda maior causa de lesões na coluna http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/20/verao-acidentes-por-mergulho-sao-a-segunda-maior-causa-de-lesoes-na-coluna/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/20/verao-acidentes-por-mergulho-sao-a-segunda-maior-causa-de-lesoes-na-coluna/#respond Mon, 20 Jan 2020 07:00:59 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=371

Estamos no verão e os dias quentes da época convidam para o aumento da diversão na água. Mas é preciso dobrar os cuidados durante a estação do ano.

É nesta época que o número de acidentes por mergulho em água rasa – a 4ª causa de lesões medulares no Brasil –cresce e se torna a segunda maior causa de fraturas na coluna.

Mergulhar em mar, piscina, rio ou lagos exige cuidados – sobretudo com a oscilação de profundidade e posição de entrar na água. Cair e bater a cabeça no fundo do local escolhido para o banho faz com que o peso todo do corpo seja transferido para a coluna cervical. O impacto pode causar a fratura de uma vértebra e pressionar (ou até destruir) a medula espinhal.

O acidente grave pode levar à tetraplegia: perda total e irreversível dos movimentos de braços e pernas. Jovens, adolescentes e até crianças são os mais afetados.

E para explicar este assunto, conversei com o ortopedista e chefe do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Fogaça. Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
Vacina da gripe também protege contra infarto, sugerem estudos http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/13/vacina-da-gripe-tambem-protege-contra-infarto-sugerem-estudos/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/13/vacina-da-gripe-tambem-protege-contra-infarto-sugerem-estudos/#respond Mon, 13 Jan 2020 07:00:40 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=343

Você deve estar se perguntando: o que a vacina da gripe tem a ver com eventos cardiovasculares, como infarto? Pois, ao que tudo indica, uma relação importante.

Falar destas doenças também é falar sobre inflamação. O infarto é caracterizado pela obstrução das artérias em decorrência de placas de gordura. Curiosamente, o que nem todo mundo sabe é que no início de formação destas placas, ou seja, desenvolvimento e instabilização, a inflamação desempenha um papel muito importante.

Quando tomamos a vacina da gripe, nosso número de anticorpos aumenta e, consequentemente, aumenta nossa proteção contra tipos de infecções e, claro, inflamação — relacionada a todas as fases do infarto. Isso explicaria o achado em pequenos estudos, ou seja, diminuição do risco de infarto, que também vem sendo relacionado à diminuição dos índices de AVC.

Para falar e explicar mais sobre este assunto novo e tão interessante, convidei o médico cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas, do Instituto do Coração, José Carlos Nicolau. Ele é um dos coordenadores de um estudo liderado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em colaboração com várias instituições, com aproximadamente 10 mil brasileiros.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
Mais Médicos: um programa fundamental para o país http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/06/mais-medicos-um-programa-fundamental-para-o-pais/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/01/06/mais-medicos-um-programa-fundamental-para-o-pais/#respond Mon, 06 Jan 2020 07:00:12 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=336

Falar do Programa Mais Médicos, cujo objetivo é levar assistência médica a zonas carentes do país sem atendimento primário, pode parecer batido. E digo mais: no começo do projeto, até fui um dos críticos. Hoje, obviamente, vemos que é um programa que funcionou e foi fundamental.

Se pensarmos que há diversas faculdades de medicina espalhadas pelo país, que formam centenas de médicos anualmente e, ainda assim, não temos profissionais em diversas regiões do Brasil, é desesperador.

Por outro lado, deslocar o médico para uma cidade distante, onde não há recurso e nem apoio tecnológico mínimo também é um problema. Traz insegurança pra esse médico.

Por isso, é preciso criar programas de estímulo e dar melhores condições para que estes profissionais cheguem a estas áreas distantes.

Conversei sobre isso com o médico Gonzalo Vecina, ex-secretário municipal de Saúde, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um dos maiores conhecedores sobre saúde pública do Brasil.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
Anvisa: entenda sua importância e saiba como funciona a Agência reguladora http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/30/anvisa-entenda-sua-importancia-e-saiba-como-funciona-a-agencia-reguladora/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/30/anvisa-entenda-sua-importancia-e-saiba-como-funciona-a-agencia-reguladora/#respond Mon, 30 Dec 2019 07:00:44 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=326

Hoje trago um tema bastante importante: o funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Criada pela lei LEI Nº 9.782, em 26 de janeiro de 1999, seu principal objetivo é garantir a segurança sanitária de produtos e serviços.

Ou seja, trata-se de um órgão de extrema importância para o país.

São responsáveis, sobretudo, pela aprovação de novos medicamentos e pesquisas científicas.

Para explicar esta e outras questões sobre a Anvisa, conversei com o médico Gonzalo Vecina, fundador e primeiro-diretor da Agência. Ele também foi secretário municipal de Saúde e ex-secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
HIV: alternativas emergenciais contra o vírus podem falhar http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/23/hiv-alternativas-emergenciais-contra-o-virus-podem-falhar/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/23/hiv-alternativas-emergenciais-contra-o-virus-podem-falhar/#respond Mon, 23 Dec 2019 07:00:02 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=307

O surgimento da aids no Brasil se deu no início da década de 80.

Naquela época, pouco se sabia sobre as formas de contágio do vírus causador da doença, e o tratamento ainda era precário. Logo, a maioria dos pacientes soropositivos naquele momento morreu.

Hoje, quase 40 anos depois, a realidade da doença no Brasil é melhor: os medicamentos para o tratamento da aids são altamente eficientes e apresentam menos efeitos colaterais. Ok.  Mas não podemos perder o medo e, menos ainda, a responsabilidade social.

Trata-se de uma doença incurável. E profilaxias pré e pós exposição podem falhar.

E quem explica sobre um caso de contágio do vírus após profilaxia emergencial é o médico infectologista David Uip, um dos mais renomados do país. Meu colega também fala sobre o atual cenário da doença no Brasil.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
A cada dois dias uma criança morre afogada em casa; previna o problema http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/16/a-cada-dois-dias-uma-crianca-morre-afogada-em-casa-previna-o-problema/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/16/a-cada-dois-dias-uma-crianca-morre-afogada-em-casa-previna-o-problema/#respond Mon, 16 Dec 2019 07:00:38 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=292

Olá! Hoje quero chamar a atenção para um tema pouco difundimento e, sobre o qual, boa parte da população desconhece a incidência de mortalidade: afogamento.

Você sabia que, diariamente, 16 brasileiros morrem em decorrência de afogamento? E que, entre todas as causas de morte possíveis, afogamento é a segunda que mais vitimiza crianças entre 1 e 4 anos? Além disso, cada dois dias, uma criança morre em acidente com água em casa, principalmente em piscina. 

Também é a terceira causa de morte entre crianças de 5 e adolescentes de 14 anos; e a quarta causa que vitimiza  adolescentes de 15 e 19 anos. Os dados são alarmantes, sim. E isso acontece, geralmente, por falta de educação.

Por isso, prevenir é salvar. Precisamos educar para não se afogar.

E, para falar sobre a chamada ‘Cadeia de Sobrevivência no Afogamento’, convidei o Dr David Szpilman, diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
Água com limão e redução do colesterol: o que há de verdade na história? http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/09/agua-com-limao-e-reducao-do-colesterol-o-que-ha-de-verdade-na-historia/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/09/agua-com-limao-e-reducao-do-colesterol-o-que-ha-de-verdade-na-historia/#respond Mon, 09 Dec 2019 07:00:05 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=279

Você já deve ter ouvido falar ou lido por aí que água com limão é benéfica ao organismo. Por quais razões? Muitas. Mas a principal é a de supostamente baixar os níveis de colesterol ruim no sangue. Ou, ainda, que água com limão reduziria a gordura depositada nas artérias do coração e cérebro. Outra ideia popular é sobre o suco de berinjela com laranja. Teriam os mesmo supostos efeitos da água com limão em relação à redução do colesterol?

Sempre que escutar coisas do tipo, é preciso ter em mente as seguintes perguntas: trata-se de um mito ou de uma verdade? Qual foi a fonte de propagação da história? Há comprovação científica sobre estes fatos?

Estes são os temas que trago e esclareço no vídeo acima.

Estes são os temas que trago e esclareço hoje. Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
MDMA: a droga do momento e seus efeitos colaterais http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/02/mdma-a-droga-do-momento-e-seus-efeitos-colaterais/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/02/mdma-a-droga-do-momento-e-seus-efeitos-colaterais/#respond Mon, 02 Dec 2019 07:00:42 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=269


Você já ouviu falar em ‘MDMA’?  Trata-se da sigla para ‘metilenodioximetanfetamina’, a droga do momento, e bastante popular, ao que parece, entre jovens.

A substância se assemelha a microcristais ou uma espécie de pó mais grosso.  Quando diluído em água ou em contato direto com a saliva, entre 20 e 25 minutos após seu consumo, provoca euforia, bem-estar, distorção da realidade e até alucinações.

Ao que se sabe, o “barato” tem feito a cabeça dos jovens, mas o preço a se pagar pela experiência é caro. Em casos mais graves, o estimulante sintético pode desencadear doenças psiquiátricas graves.

E quem detalha o assunto e os perigosos efeitos colaterais da droga é o médico psiquiatra e especialista em álcool e drogas Arthur Guerra.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

 

]]>
0
Diabetes: os tipos e sintomas da doença que pode afetar coração e rins http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/11/25/diabetes-tipo-1-2-e-lada-e-o-aumento-do-indice-da-doenca-no-brasil/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/11/25/diabetes-tipo-1-2-e-lada-e-o-aumento-do-indice-da-doenca-no-brasil/#respond Mon, 25 Nov 2019 07:00:39 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=238

Diabetes é uma doença que preocupa. Afinal, de acordo com a última edição do Atlas da doença, produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), a condição aumentou 31% em adultos no Brasil. Hoje, há mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com o problema. 

O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina –hormônio responsável por transformar o açúcar ingerido em energia dentro das células — ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Isso traz uma série de doenças. Diabéticos têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares, AVC e, em casos mais graves, até falência dos rins.

Há diabetes tipo 1, tipo 2 e tipo LADA (do inglês, Latent Autoimmune Diabetes of the Adult) ou Diabetes Latente Autoimune do Adulto.

Para explicar melhor a doença, conversei no vídeo acima com a endocrinologista Claudia Cozer Kalil. Confira.

 

]]>
0