Blog do Roberto Kalil http://drkalil.blogosfera.uol.com.br Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar. Mon, 22 Jun 2020 07:00:57 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Covid-19: corticoides não são indicados para todos e têm efeitos colaterais http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/22/covid-19-corticoides-nao-sao-indicados-para-todos-e-tem-efeitos-colaterais/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/22/covid-19-corticoides-nao-sao-indicados-para-todos-e-tem-efeitos-colaterais/#respond Mon, 22 Jun 2020 07:00:57 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=666 Na última semana, a dexametasona, um medicamento da classe dos corticoides, foi apontada como um avanço científico na luta contra a covid-19, doença relacionada ao novo coronavírus.

O assunto ganhou holofote após pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apresentarem estudo em que o medicamento se mostrou eficaz na redução de mortalidade em 33% dos pacientes com a doença em ventilação mecânica, e um percentual menor em pacientes que não precisaram ser entubados.

Mas, é importante ressaltar: até o momento, sabe-se que não se trata de um medicamento eficaz para todos os estágios da doença. Ou seja: não é indicado para qualquer paciente e, menos ainda, deve ser usado de forma preventiva.

Para explicar o assunto, conversei no vídeo acima com o pesquisador e diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor), e chefe do Centro de Contingência do Coronavírus, em São Paulo, Carlos Carvalho.

]]>
0
Coronavírus e a flexibilização do isolamento: entenda o “novo normal” http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/15/coronavirus-e-a-flexibilizacao-do-isolamento-entenda-o-novo-normal/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/15/coronavirus-e-a-flexibilizacao-do-isolamento-entenda-o-novo-normal/#respond Mon, 15 Jun 2020 07:00:05 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=656

Há meses vivemos a pandemia do coronavírus no Brasil e, infelizmente, com consequências graves.

A grande maioria das regiões do país já atingiu o chamado pico da transmissão viral, mas ainda não sabemos por quanto tempo o problema estará em nossas vidas.

Por isso, é preciso entender os próximos passos. Conforme orientação das autoridades sanitárias, estamos no ponto da flexibilização do isolamento social. Mas como deverá ser este novo dia a dia?

Hoje gravei um breve vídeo para falar sobre isso, e sobre o que será apropriado fazer nesse período. Adianto: a vigilância deverá permanecer por 24 horas.

Detalho brevemente sobre o tema no vídeo acima.

 

]]>
0
Cardiopatia congênita: 29 mil crianças nascem com alteração no coração http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/08/cardiopatia-congenita-29-mil-criancas-nascem-com-alteracao-no-coracao/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/08/cardiopatia-congenita-29-mil-criancas-nascem-com-alteracao-no-coracao/#respond Mon, 08 Jun 2020 07:00:21 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=644

O dia 12 de junho se aproxima e além de celebrar o Dia dos Namorados, é a data em que lembramos o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, no Brasil.

Trata-se de uma doença que se apresenta como anormalidade na estrutura ou função do coração que, geralmente, surge nas primeiras 8 semanas de gestação – período em que se forma o órgão no bebê.

Hoje, somente no Brasil, cerca de 29 mil crianças nascem com alguma alteração no coração. Mas, pelo menos, 50% dos casos já são diagnosticados no pré-natal.

E para falar deste tema tão importante, conversei com a médica coordenadora do núcleo de cardiopediatria do Hospital Sírio Libanês, e cardiopediatra do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Vanessa Guimarães.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

]]>
0
Coronavírus: como ficam diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas? http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/01/coronavirus-e-diagnostico-e-tratamento-de-doencas-hematologicas/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/06/01/coronavirus-e-diagnostico-e-tratamento-de-doencas-hematologicas/#respond Mon, 01 Jun 2020 07:00:26 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=631

As chamadas doenças hematológicas são doenças que envolvem tecidos e órgãos responsáveis pela proliferação, maturação e destruição das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). E são várias. Entre as mais comuns estão as leucemias crônicas, agudas, linfomas agressivos, os chamados indolentes, entre outros.

Muitas exigem tratamento imediato, a exemplo das leucemias agudas. Mas, infelizmente e, de forma equivocada, quando acontece uma pandemia, muitas pessoas postergam a busca por diagnósticos e tratamentos.

Para falar da relação entre o atual cenário de rápida contaminação pelo novo coronavírus e doenças do sangue, conversei com a coordenadora da hemato-oncologia do Hospital Sírio Libanês, Yana Novis.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
InCor mantém com eficácia programa de transplantes durante a pandemia http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/25/coronavirus-como-esta-o-programa-de-transplantes-do-incor-durante-pandemia/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/25/coronavirus-como-esta-o-programa-de-transplantes-do-incor-durante-pandemia/#respond Mon, 25 May 2020 07:00:11 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=613

O Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) está entre os 10 hospitais que mais realizam transplantes de coração – inclusive em crianças – e de pulmão no mundo.

Devido ao atual cenário de rápida transmissão e contaminação pelo novo coronavírus, medidas efetivas foram tomadas na instituição para que não houvesse uma possível pausa nas cirurgias de transplantes de urgência. Entre as principais: testagem com resultados rápidos contra a covid-19 em possíveis doadores, e a prioridade de cirurgias de transplante em pacientes mais graves e de risco.

Para explicar como funciona e dar detalhes da atual situação do programa, conversei com o cardiologista e professor titular de cirurgia cardíaca do InCor, Fabio Jatene.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
Coronavírus: para quando é a vacina, afinal? http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/18/coronavirus-para-quando-e-a-vacina-afinal/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/18/coronavirus-para-quando-e-a-vacina-afinal/#respond Mon, 18 May 2020 07:00:13 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=593

Diante do agravamento do cenário de pandemia da covid-19, doença relacionada ao novo coronavirus, só aumenta a expectativa por uma vacina que seja eficaz contra o vírus.

Já existem mais de 100 projetos científicos em desenvolvimento no mundo em busca de um imunizante contra a doença. Mas ainda leva tempo para finalizar todas as fases de testes antes que a vacina esteja disponível no mercado.

Por isso, o ideal é que também haja um projeto brasileiro de pesquisa. E isso já está acontecendo, e vem sendo desenvolvido sob o trabalho da equipe do professor titular de imunologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Jorge Kalil. O projeto acontece no Instituto do Coração (InCor).

No vídeo acima, Jorge Kalil fala do andamento da pesquisa e traz novidades sobre o tão esperado imunizante. Convido a todos para assistir.

]]>
0
Insuficiência renal: entenda quando a hemodiálise é indicada http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/11/insuficiencia-renal-entenda-quando-a-hemodialise-e-indicada/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/11/insuficiencia-renal-entenda-quando-a-hemodialise-e-indicada/#respond Mon, 11 May 2020 07:00:04 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=581
Hoje trago um tema importante e que merece atenção: insuficiência renal.

Trata-se da condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, entre elas a de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo.

Ainda que seja uma doença silenciosa e progressiva ao longo da vida, que acomete, principalmente, hipertensos, idosos e diabéticos, há exames simples capazes de diagnosticar a função dos rins, como o que mede a creatinina. Por isso, a avaliação periódica é importante.

Você pode se perguntar: todas as pessoas que têm algum percentual de perda renal precisam fazer hemodiálise (processo de filtragem do sangue de forma artificial)? A resposta é não.

Para explicar o tema, conversei com o nefrologista, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e responsável pelo departamento de transplantes do Hospital das Clínicas, Elias David Neto.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0
Como são os testes que identificam o novo coronavírus http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/04/como-sao-os-testes-que-identificam-o-novo-coronavirus/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/05/04/como-sao-os-testes-que-identificam-o-novo-coronavirus/#respond Mon, 04 May 2020 07:00:40 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=564

A realização de testes é fundamental para o diagnóstico da Covid-19 e para a identificação de anticorpos contra o novo coronavírus.

Nos últimos dias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a realização de testes rápidos em farmácias.

Com a decisão, a aplicação deixará de ser feita apenas em ambientes hospitalares e clínicas das redes pública e privadas –o que pode ser vantajoso do ponto de vista de evitar aglomerações. Mas estes testes rápidos são indicados apenas a partir do sétimo dia dos sintomas da covid-19, quando há mais chances de identificar os anticorpos produzidos para combater a doença.

Para falar sobre isso, explicar eficácia e diferença entre os dois testes disponíveis no Brasil, além da capacidade de o país testar a população, conversei com o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, o médico patologista Carlos Eduardo Ferreira.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

 

]]>
0
Coronavírus: onde estamos e para onde vamos http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/04/27/coronavirus-a-situacao-atual-do-brasil-e-para-onde-caminhamos/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/04/27/coronavirus-a-situacao-atual-do-brasil-e-para-onde-caminhamos/#respond Mon, 27 Apr 2020 07:00:47 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=552

Estamos acompanhando as notícias sobre a pandemia no Brasil e no mundo.  O ritmo de transmissão e o pico da Covid-19 (doença relacionada ao novo coronavírus) variam em cada estado, mas as medidas atuais de contenção conseguiram frear, em muitas cidades, o crescimento da enfermidade.

Devemos, então, ser otimistas em relação ao atual cenário? Ou ainda há chances de vivermos o que aconteceu na Itália? E como está a situação do SUS?

Para responder estas e outras perguntas, conversei com o infectologista, professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e um dos coordenadores do comitê de crise de coronavírus do Hospital das Clínicas, Ésper Kallas.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

 

]]>
0
Coronavírus: como vencer as dores do isolamento social http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/04/20/coronavirus-como-vencer-as-dores-do-isolamento-social/ http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2020/04/20/coronavirus-como-vencer-as-dores-do-isolamento-social/#respond Mon, 20 Apr 2020 07:00:29 +0000 http://drkalil.blogosfera.uol.com.br/?p=540

 

Hoje, pela primeira vez aqui no blog, falo do viés comportamental ligado à medida mais evidente de combate à covid-19, doença relacionada ao novo coronavírus: o isolamento social.

Exceto para profissionais de saúde e de outras áreas à frente do problema, além de pessoas em tratamento e que precisam seguir com cuidados médicos, manter-se em casa ainda é a principal medida contra a doença.

Mas como vencer a possível dificuldade de estar isolado? E como não sucumbir a comportamentos compulsivos, ou impedir que o pânico paralise a rotina?

Para responder estas e outras perguntas, conversei com o psiquiatra e também colunista do Viva Bem Jairo Bouer.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

]]>
0