PUBLICIDADE

Topo

Cardiopatia congênita: 29 mil crianças nascem com alteração no coração

Roberto Kalil

08/06/2020 04h00

O dia 12 de junho se aproxima e além de celebrar o Dia dos Namorados, é a data em que lembramos o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, no Brasil.

Trata-se de uma doença que se apresenta como anormalidade na estrutura ou função do coração que, geralmente, surge nas primeiras 8 semanas de gestação – período em que se forma o órgão no bebê.

Hoje, somente no Brasil, cerca de 29 mil crianças nascem com alguma alteração no coração. Mas, pelo menos, 50% dos casos já são diagnosticados no pré-natal.

E para falar deste tema tão importante, conversei com a médica coordenadora do núcleo de cardiopediatria do Hospital Sírio Libanês, e cardiopediatra do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Vanessa Guimarães.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.