Topo

Dr. Kalil

Tratamento do câncer: é possível reduzir problemas de pele e cabelo

Roberto Kalil

02/03/2020 04h00

A incidência de câncer no Brasil é alta. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2018 e 2019, 600 mil novos casos da doença foram diagnosticados.

Pacientes em tratamento oncológico, com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia entre outros, muitas vezes têm efeitos adversos em pele, cabelo, além de secura nos olhos, e outros problemas.

Como se sabe, a maioria não pode fazer tratamentos complementares que tenham, por exemplo, qualquer tipo de hormônio. Mas há soluções dermatológicas seguras, capazes de melhorar não apenas a aparência, mas também a autoestima da (o) paciente.

E para explicar este tema, conversei com a médica dermatologista Adriana Vilarinho, referência na área e colunista do VivaBem.

Convido a todos para assistir ao vídeo.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.