PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Fibromialgia: doença também deve ser tratada com auxílio psicológico

Roberto Kalil

24/02/2020 04h00

A fibromialgia é uma doença que aumenta a sensibilidade à dor através de nervos.

Sem causa aparente, portadores da condição geralmente apresentam fortes dores musculares em todo o corpo, além de cabeça e até insônia. Tais sintomas não são detectáveis em exames rotineiros – por isso, muitas vezes, há tanta dificuldade em se obter um diagnóstico correto e preciso.

Reumatologistas são os especialistas capazes de identificar a condição. Mas, hoje, estudos apontam que a doença – cujo tratamento é focado em medicamentos para a dor — também deve ser tratada com auxílio psicológico, uma vez que já se sabe que há forte carga emocional envolvida no diagnóstico.

E para explicar melhor o tema comum no Brasil e no mundo, conversei com o médico reumatologista do Hospital Sírio Libanês, Isídio Calich. Convido a todos para assistir ao vídeo.

 

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.

Blog do Roberto Kalil