Verão: acidentes por mergulho são a segunda maior causa de lesões na coluna
Estamos no verão e os dias quentes da época convidam para o aumento da diversão na água. Mas é preciso dobrar os cuidados durante a estação do ano.
É nesta época que o número de acidentes por mergulho em água rasa – a 4ª causa de lesões medulares no Brasil –cresce e se torna a segunda maior causa de fraturas na coluna.
Mergulhar em mar, piscina, rio ou lagos exige cuidados – sobretudo com a oscilação de profundidade e posição de entrar na água. Cair e bater a cabeça no fundo do local escolhido para o banho faz com que o peso todo do corpo seja transferido para a coluna cervical. O impacto pode causar a fratura de uma vértebra e pressionar (ou até destruir) a medula espinhal.
O acidente grave pode levar à tetraplegia: perda total e irreversível dos movimentos de braços e pernas. Jovens, adolescentes e até crianças são os mais afetados.
E para explicar este assunto, conversei com o ortopedista e chefe do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Fogaça. Convido a todos para assistir ao vídeo acima.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.