PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Vacina da gripe também protege contra infarto, sugerem estudos

Roberto Kalil

13/01/2020 04h00

Você deve estar se perguntando: o que a vacina da gripe tem a ver com eventos cardiovasculares, como infarto? Pois, ao que tudo indica, uma relação importante.

Falar destas doenças também é falar sobre inflamação. O infarto é caracterizado pela obstrução das artérias em decorrência de placas de gordura. Curiosamente, o que nem todo mundo sabe é que no início de formação destas placas, ou seja, desenvolvimento e instabilização, a inflamação desempenha um papel muito importante.

Quando tomamos a vacina da gripe, nosso número de anticorpos aumenta e, consequentemente, aumenta nossa proteção contra tipos de infecções e, claro, inflamação — relacionada a todas as fases do infarto. Isso explicaria o achado em pequenos estudos, ou seja, diminuição do risco de infarto, que também vem sendo relacionado à diminuição dos índices de AVC.

Para falar e explicar mais sobre este assunto novo e tão interessante, convidei o médico cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas, do Instituto do Coração, José Carlos Nicolau. Ele é um dos coordenadores de um estudo liderado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em colaboração com várias instituições, com aproximadamente 10 mil brasileiros.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.

Blog do Roberto Kalil