Topo

Dr. Kalil

HIV: alternativas emergenciais contra o vírus podem falhar

Roberto Kalil

23/12/2019 04h00

O surgimento da aids no Brasil se deu no início da década de 80.

Naquela época, pouco se sabia sobre as formas de contágio do vírus causador da doença, e o tratamento ainda era precário. Logo, a maioria dos pacientes soropositivos naquele momento morreu.

Hoje, quase 40 anos depois, a realidade da doença no Brasil é melhor: os medicamentos para o tratamento da aids são altamente eficientes e apresentam menos efeitos colaterais. Ok.  Mas não podemos perder o medo e, menos ainda, a responsabilidade social.

Trata-se de uma doença incurável. E profilaxias pré e pós exposição podem falhar.

E quem explica sobre um caso de contágio do vírus após profilaxia emergencial é o médico infectologista David Uip, um dos mais renomados do país. Meu colega também fala sobre o atual cenário da doença no Brasil.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.