Topo

Dr. Kalil

MDMA: a droga do momento e seus efeitos colaterais

Roberto Kalil

02/12/2019 04h00


Você já ouviu falar em 'MDMA'?  Trata-se da sigla para 'metilenodioximetanfetamina', a droga do momento, e bastante popular, ao que parece, entre jovens.

A substância se assemelha a microcristais ou uma espécie de pó mais grosso.  Quando diluído em água ou em contato direto com a saliva, entre 20 e 25 minutos após seu consumo, provoca euforia, bem-estar, distorção da realidade e até alucinações.

Ao que se sabe, o "barato" tem feito a cabeça dos jovens, mas o preço a se pagar pela experiência é caro. Em casos mais graves, o estimulante sintético pode desencadear doenças psiquiátricas graves.

E quem detalha o assunto e os perigosos efeitos colaterais da droga é o médico psiquiatra e especialista em álcool e drogas Arthur Guerra.

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

 

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.