Topo
Blog do Dr. Kalil

Blog do Dr. Kalil

Categorias

Histórico

Parada cardíaca em casa: conheça os 5 passos para a sobrevivência

Roberto Kalil

11/11/2019 04h00

Acredita-se que, em média, 200 mil pessoas sofram parada cardíaca fora do ambiente hospitalar, anualmente no país. Ou seja: em casa, na rua, no trabalho… E, geralmente, presenciada por um amigo, colega ou familiar.

Por isso, é extremamente importante estar preparado e, principalmente, saber como fazer as compressões torácicas.

Para falar sobre o tema e guiar uma simulação de primeiros socorros em decorrência de parada cardíaca, convidei o também cardiologista e responsável pelo Centro de Treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar do InCor (Instituto do Coração), Sérgio Timerman.

Nem todo mundo sabe, mas há uma sequência ideal de ações a serem seguidas, conhecida como 'Corrente da Sobrevivência'.
E você pode e deve aprendê-la.

Em resumo:

1- Cheque por 5 segundos se a vítima está, de fato, inconsciente e não respira

2- Peça para a pessoa mais próxima ligar, imediatamente, para o SAMU: 192

3- Inicie as compressões torácicas com força, rapidez e sem pausas. Se houver desfibrilador automático no local, use-o (veja no vídeo)

4- Reporte toda a situação e ações tomadas ao serviço de emergência, assim que estiverem no local de atendimento

5- O hospital deve garantir atendimento especializado para vítima de parada cardíaca

Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.

Blog do Roberto Kalil