Topo
Blog do Dr. Kalil

Blog do Dr. Kalil

Categorias

Histórico

Pressão alta pode levar à falência dos rins. E o problema é grave

Roberto Kalil

14/10/2019 04h00

Muita gente sabe que a hipertensão (ou pressão arterial alta) pode causar problemas ao coração. Mas o que nem todos sabem é que os rins também podem ser afetados.

E o problema é grave. Os rins agem como um filtro do sangue: separam o que deve ou não ser descartado pelo o organismo, além de atuarem no controle da pressão sanguínea, produção de células e de equilibrarem fluidos e minerais.

Se a pressão arterial estiver alta, a força que o sangue faz ao passar pelos vasos provoca lesões nos tecidos dar artérias renais. Danificadas, não fazem seu trabalho de forma tão eficaz e, com o tempo, os rins podem não conseguir manter mais sua função tão importante.

Sem tratamento, pode acontecer a falência dos órgãos. Entenda melhor a situação no vídeo acima.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Roberto Kalil