Topo

Dr. Kalil

Infarto em jovem é súbito, geralmente não há dor prévia

Roberto Kalil

06/09/2019 15h23

Nesta semana, tivemos a triste notícia sobre o falecimento do filho do ex-jogador Cafu, capitão da Seleção Brasileira no pentacampeonato em 2002. Danilo Feliciano de Moraes tinha apenas 30 anos de idade e foi vítima de infarto.

O problema acomete jovens, sim. E quando acontece é, habitualmente, sem sintomas prévios, dor (o que é mais comum em pessoas com mais idade). Mas o evento é raro.

O infarto é, normalmente, caracterizado pela obstrução da artéria chamada coronária, responsável por levar sangue ao coração. O fechamento acontece, geralmente, pela formação de um coágulo que impede a circulação do sangue. Em casos graves, pode levar à morte.

No vídeo acima, explico este e outros detalhes da doença.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.