Topo

Dr. Kalil

Lúpus: entenda a doença e os avanços no tratamento

Roberto Kalil

30/03/2020 04h00

Lúpus é uma doença autoimune, de origem genética, caracterizada por diversas manifestações clínicas, podendo acometer várias partes do corpo — entre as mais comuns, pele, rins ou pulmão.

No passado, quando se falava no diagnóstico da doença, logo se pensava em condição grave. Os pacientes sofriam mais com tratamento (antes, apenas à base de cortisona, com diversos efeitos colaterais), do que com a própria doença.

Mas, hoje, com o avanço da medicina, a doença é melhor controlada com medicamentos imunossupressores e, mais recentemente, com drogas fabricadas por engenharia genética.

E para explicar mais sobre a condição, conversei com o médico reumatologista do Hospital Sírio Libanês, Isídio Calich.

Convido a todos para assistir ao vídeo.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.