Topo

Dr. Kalil

Câncer no coração existe, mas é raro. Conheça tumores e características

Roberto Kalil

09/03/2020 04h00

Câncer está entre as doenças que mais matam pessoas no mundo. Quando se fala na enfermidade, logo se pensa em tumores malignos de mama, intestino, ovário entre outros. Mas você já ouviu falar em câncer no coração?

Sim, existe. Mas é raro. A grande maioria dos tumores que acometem o coração é benigna e sem sintomas. De acordo com estudos do Instituto do Coração (InCor), cerca de 80% dos casos são diagnosticados em exames de rotina, como ecocardiograma.

Eventualmente quando apresentam sintomas, cansaço, febre e palpitação estão entre as manifestações clinicas mais comuns. O principal tipo é o mixoma; benigno, e o tratamento é cirúrgico. Já os chamados sarcomas, malignos, ainda mais raros, quando diagnosticados, o tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e cirurgia.

E para falar mais sobre este assunto importante e curioso, conversei com o cardiologista do grupo de Cardiomiopatias do Instituto do Coração (InCor), Fábio Fernandes.

Convido a todos para assistir ao vídeo.

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.