Topo

Dr. Kalil

Diabetes: os tipos e sintomas da doença que pode afetar coração e rins

Roberto Kalil

25/11/2019 04h00

Diabetes é uma doença que preocupa. Afinal, de acordo com a última edição do Atlas da doença, produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), a condição aumentou 31% em adultos no Brasil. Hoje, há mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com o problema. 

O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina –hormônio responsável por transformar o açúcar ingerido em energia dentro das células — ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Isso traz uma série de doenças. Diabéticos têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares, AVC e, em casos mais graves, até falência dos rins.

Há diabetes tipo 1, tipo 2 e tipo LADA (do inglês, Latent Autoimmune Diabetes of the Adult) ou Diabetes Latente Autoimune do Adulto.

Para explicar melhor a doença, conversei no vídeo acima com a endocrinologista Claudia Cozer Kalil. Confira.

 

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.