Topo

Dr. Kalil

Doença de Parkinson e maconha. Conheça os reais efeitos

Roberto Kalil

04/11/2019 04h00

Parkinson é uma doença neurodegenerativa e progressiva, cujo maior impacto está na coordenação dos movimentos.

Ela acontece quando há uma diminuição da dopamina: um dos neurotransmissores responsáveis pelo controle automático do sistema motor.

Não se sabe como ou por que acontece exatamente, mas as células que produzem a dopamina envelhecem mais rapidamente e perde-se essa habilidade dos movimentos automáticos. Assim, o gestos passam a ser planejados e, por isso, bastante lentos.

Sabemos que hábitos ruins como consumo excessivo de açúcar, gordura e sal e não fazer exercícios físicos antecipam demências.

Parkinson não tem cura. Mas tem controle. Muito se fala ou lê sobre tratamento com canabidiol ou maconha, por exemplo. Mas quais são, de fato, os reais efeitos da utilização destas substâncias na doença?

Para explicar melhor sobre o tema e tirar as principais dúvidas, convidei o médico neurologista Rogério Tuma. Convido a todos para assistir ao vídeo acima.

 

 

Sobre o Autor

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ‘Encontro’, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Sobre o Blog

Professor titular de Cardiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Roberto Kalil Filho vai falar sobre saúde do coração, e de outros temas relacionados a bem-estar, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável. Dr.Kalil, que também preside o Instituto do Coração (InCor) e dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vai compartilhar sugestões para que os brasileiros vivam mais e melhor. E não é difícil. Segundo ele, basta ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do coração.